Vivemos um tempo em que cada vez mais as escolas especiais recebem alunos com quadros graves de sofrimentos psíquicos, diagnósticos de autismos, psicoses, deficiências e problemas em seu desenvolvimento.
O serviço de assessoria visa a que os educadores possam se perguntar sobre o que representa o espaço da educação especial para seus alunos. A proposta vai na direção da criação de atividades estruturantes, objetivando a inclusão do aluno no social e no mundo do trabalho.
A construção de intervenções estruturantes, tem o intuito de elevar as potencialidades do aluno no cotidiano de sua vida e independência em suas aprendizagens, a partir de uma leitura singular do encontro entre alunos, educadores, pais e pares. Tal serviço, é sustentado pelos paradigmas da Educação Estruturante/EE (ROSA,2019) e da lógica inclusiva defendidos pela Clínica em Tempo.
É um modo de intervenção e mediação entre alunos, pais, educadores, a equipe de saúde que atende o aluno e a própria escola de educação especial. O serviço visa a que os educadores possam se perguntar sobre o que representa o espaço da educação especial para seus alunos. A proposta vai na direção da criação de atividades estruturantes, objetivando a inclusão do aluno no social e futuramente no mundo do trabalho. Tal assessoria requer agentes terceiros, que não façam parte do quadro institucional no qual o aluno está inserido, com a proposição de uma Educação Estruturante/EE.
É uma proposta de educação que implica o educador nos processos desejantes de seus alunos, enlaçando conhecimentos e construções interdisciplinares entre educadores, equipe clínica e assessor. Proposta que visa habilitar os educadores em direção de destacar as potencialidades do aluno no cotidiano de sua vida e independência em suas aprendizagens. A leitura é singular, a partir do encontro entre alunos, educadores, pais e pares. Tal proposta, necessita ser incluída no planejamento educacional coletivo.