Esse livro digital é fruto de um projeto desenvolvido no curso de Pós-Graduação de Estimulação Precoce em Assessoria, em 2018-2020, idealizado e coordenado pela pedagoga em educação especial e psicanalista Dorisnei Jornada da Rosa, e os colaboradores Profª Drª Maira F. Brauner e Prof. Me. Francisco D. dos Santos Jr. ambos com larga experiência na formação interdisciplinar. O objetivo do curso foi capacitar profissionais da saúde e da educação, a exercerem a função de assessor na mediação entre as pequenas crianças em sofrimento psíquico e com problemas em seu desenvolvimento, suas famílias, as equipes clínicas e educacionais e a própria instituição de educação infantil, a partir da lógica e ética da psicanálise. Essa proposição se constitui, num paradigma implicado em aprender e construir novas possibilidades de práticas na intervenção precoce, em especial, nas escolas infantis. Constituímos o profissional, Assessor em Estimulação Precoce para gestão e assessoria nas políticas público-privadas.
ARTIGOS:
Alienação Pontual em Bebês e Crianças Pequenas com Sinais de Autismo na Escola Infantil.
A Assessoria de Inclusão: Uma Proposta de Educação Estruturante na Prevenção do Autismo.
Dorisnei Jornada da Rosa
Andrea Gabriela Ferrari
Este livro é fruto de uma experiência de educadores especiais que tiveram a ousadia de romper com os paradigmas da exclusão na década de 1990. Esses educadores propuseram um trabalho estruturante, baseado em prevenção, detecção e intervenção, com crianças de inclusão e bebês com sinais de autismo que frequentavam a educação infantil de Porto Alegre. Ao contar sua história como assessora EP/PI e sua experiência como pesquisadora, a autora mostra como essas intervenções transdisciplinares construídas com os educadores evidenciaram um caminho de construção para não fixação da estrutura do autismo nas crianças de inclusão. Trata-se de uma questão muito atual, e essas tessituras constituem uma criativa abordagem ao tema da prevenção e intervenção no autismo.
A proposta da Revista Crianças é convidar diversos saberes que estão comprometidos com a infância para falar do trabalho que cada um desenvolve. A Revista Crianças tem como objetivo produzir conhecimento acerca da infância e da clínica, divulgar a prática transdisciplinar, incentivar as trocas e promover a aproximação entre leitores e profissionais, em suas respectivas áreas de trabalho.
ARTIGO:
A potência da Educação Infantil enquanto espaço simbólico em tempos de pandemia.
Dorisnei Jornada da Rosa
Maira Fabiana Brauner
ARTIGO:
A metodologia do entre, o educador e a assessoria na prevenção do autismo.
Dorisnei Jornada da Rosa
Andrea Gabriela Ferrari
ARTIGO:
Bebês com Sinais de Autismo na Escola Infantil: Entrelaçando Histórias, na Transmissão de Marcas Subjetivantes.
Dorisnei Jornada da Rosa
Andrea Gabriela Ferrari
Este trabalho trata de relatar experiências de assessoria de inclusão da Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial, na Secretaria Municipal de Porto Alegre, denominada Educação Estruturante (Rosa, 2011). Esse paradigma foi criado em 1991, por professores da educação especial que se propunham a escutar e reconhecer as possibilidades constitutivas dos atos educativos. O objetivo era que os educadores pudessem se autorizar a intervir na constituição subjetiva e no desenvolvimento das crianças pequenas com riscos psíquicos de autismo ou atrasos em seus desenvolvimentos, ampliando seu campo educacional.
ARTIGO:
O Semblante: O Educador e a Educação Estruturante Municipal de Porto Alegre na Prevenção do Autismo.
Dorisnei Jornada da Rosa
Andrea Gabriela Ferrari
ARTIGO:
As posições discursivas dos educadores do berçário: bebês com risco de autismo precoce.
Dorisnei Jornada da Rosa
Sinto...ma.
Má?.... ma sinto.
Sinto-a em mim...ela? quem?
A história? A vida? A mãe?...de quem?
Minha, tua, nossa.
Nossa! Que história!
Que engano! Ledo engano!
Engano das certezas.
Equívocos, lapsos, atos falhos, dúvidas
Que passam, que ficam, que se ressignificam.
Da experiência do equívoco...
..à possibilidade discursiva.
E assim se faz história... estória... passagens.
Deixar-se envolver por aquilo que nos causa.
A causa de nosso desejo.
Desejo inconsciente, interdito, inaudível, inapreensível.
Mas, ali, produzindo efeitos. Malditos, precisos. Reais? Imaginários?
Enfim, ...só! sós...à sós! E somente só!
À espera de uma escuta, de uma pontuação
De uma via discursiva
De um traço...
A partir do qual o sujeito possa se fazer ver, ouvir,
Surpreender...surpreender-se.
Surpresa, alienação, alteridade!
Experiência da castração!
Solidão! Insensata solidão essa que nos causa.
Causa e produz
a experiência de um si mesmo
construída a partir do outro... do Outro.
Turbilhão de conceitos, de ideias, de experiências, sempre necessárias num percurso de formação. Formação que transita entre a experiência do escutar-se à possibilidade de escutar o outro. Escuta essa que, tal como um alfaiate, risca, marca, corta e costura o tecido simbólico, real e imaginário da vida de um sujeito, um sujeito a advir.
Que desejo é esse o de ser psicanalista? De escutar o outro?
..um outro sujeito!..o Outro?
É necessário, antes, fazer-se escutar pelo outro...que outro?
Deixar-se ler pelo outro...Outro!
Exercício de alteridade complexo... complicado...
Trata-se do exercício de uma escrita...
..a escrita de si.
Poema escrito pela Psicanalista Maira Fabiana Brauner.
Nas palavras dela "...brincando com as palavras... "