Vivemos um tempo em que cada vez mais as escolas recebem crianças com quadros graves de sofrimentos psíquicos, diagnósticos de autismos, psicoses e outros problemas em seu desenvolvimento.
O serviço de assessoria visa a que os educadores possam se perguntar sobre o que representa o espaço educativo para os alunos, seus entraves e potencialidades no cotidiano de suas aprendizagens.
A proposta é construir intervenções estruturantes, a partir de uma leitura singular do encontro entre alunos, educadores, pais e pares. Tal serviço, é sustentado pelos paradigmas da Educação Estruturante/EE (ROSA,2019) e da lógica inclusiva defendidos pela Clínica em Tempo.
É um modo de intervenção e mediação entre alunos, pais, educadores, a equipe de saúde que atende o aluno e a própria instituição educacional. A assessoria requer agentes terceiros, que não façam parte do quadro institucional no qual o aluno está inserido, com a proposição de uma Educação Estruturante/EE.
É uma proposta de educação que implica o educador nos processos psíquicos indecididos de seus alunos, enlaçando conhecimentos e construções interdisciplinares entre educadores, equipe clínica e assessor. Proposta que visa habilitar os educadores em direção à uma escuta e intervenções estruturantes, bem como ao reconhecimento dos entraves no desenvolvimento singular dos seus alunos e suas aprendizagens. Tal proposta, necessita ser incluída no planejamento educacional coletivo.