A estimulação precoce é um atendimento clínico e terapêutico onde se faz presente o bebê e sua família ou cuidadores, que desempenham as funções materna e paterna para o bebê. Trabalha-se a partir de um brincar estruturante, envolvendo os aspectos estruturais (psíquico, neurológico e cognitivo) e instrumentais (aprendizagem, atividades de vida diária, psicomotricidade, linguagem, comunicação, brincar e socialização) do desenvolvimento como um todo.
Destina-se ao atendimento de pequenas crianças de 0 a 3 anos de idade, que apresentam problemas em seu desenvolvimento ( síndromes, deficiência, problemas neurológicos, atrasos instrumentais na linguagem, cognição, interação) ou sofrimentos psíquicos que demandem uma intervenção a tempo. Intervenção que ocorre juntamente com seus pais e diz de um acolhimento, de uma escuta e uma intervenção interdisciplinar, com o objetivo de restituir o fio do desenvolvimento que, por alguma razão ficou comprometido.
Trata-se de uma denominação delicada e complexa, uma vez que a proposta não é de estimular antes do tempo, mas sim, de intervir a tempo de impedir agravamentos nos problemas que acometeram a criança e sua família. Pequena criança, entendida, desde o início, como um sujeito de desejo.
A estimulação precoce tem várias denominações: educação precoce, intervenção precoce, etc. pois depende da linha constitutiva do trabalho de equipe. Os atendimentos são realizados por um terapeuta único, com suporte e assessorado por outros da equipe: psicanalista de pais, fonoaudiólogo, psicopedagoga, psicomotricista e neurologista que compõem ou fazem parceria com a equipe da Clínica em Tempo. Nossa proposta é interdisciplinar, sustentada nos princípios psicanalíticos e na lógica da inclusão e da assessoria aos educadores que cuidam e educam o bebê na escola infantil.
É um atendimento clínico e terapêutico onde se faz presente o bebê e sua família ou cuidadores que desempenham as funções materna e paterna para o bebê.
Trabalha-se a partir de um brincar estruturante, envolvendo os aspectos estruturais (psíquico, neurológico e cognitivo) e instrumentais (aprendizagem, atividades de vida diária, psicomotricidade, linguagem, comunicação, brincar e socialização) do desenvolvimento desse pequeno sujeito de desejo.
Destina-se ao atendimento de pequenas crianças de 0 a 3 anos de idade, que apresentam problemas em seu desenvolvimento ( síndromes, deficiências, problemas neurológicos, atrasos instrumentais na linguagem, cognição, interação) ou sofrimentos psíquicos que demandem uma intervenção a tempo.
As intervenções ocorrem com os bebês juntamente com seus pais ou cuidadores primordiais e diz de um acolhimento, de uma escuta e uma intervenção interdisciplinar, com o propósito de restituir o fio do desenvolvimento que, por alguma razão ficou comprometido.