A fonoaudiologia por definição, é uma área da saúde, responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.
Na Clínica em Tempo oferecemos atendimento fonoaudiológico clínico para bebês, crianças e adolescentes, nas áreas de linguagem, considerando os problemas na aquisição da linguagem e trocas na fala; dificuldades relacionadas às funções de motricidade oral; disfagia (dificuldades de deglutição, crianças com uso de vias alternativas de alimentação) e dificuldade/seletividade alimentar.
Na atuação com crianças, é fundamental que a abordagem terapêutica do fonoaudiólogo leve em consideração o desenvolvimento infantil como um todo, entendendo as características individuais, físicas e psíquicas deste pequeno sujeito e sua história única na dinâmica da família.
Sim, o fono pode ajudar bebês que estejam com dificuldades para se alimentar. Dificuldades na amamentação, tosse ou engasgos para mamar, dificuldades na introdução alimentar, uso de sondas para alimentação são algumas das áreas de atuação do fonoaudiólogo.
Não é normal. Mesmo considerando que "cada bebê tem seu tempo", as pautas maturativas existem para termos um parâmetro de até quando esperar. Aos 2 anos é esperado que a criança já esteja falando várias palavras com intenção de trocas comunicativas. Na dúvida, deve sempre ser avaliado por um fonoaudiólogo infantil.
O fonoaudiólogo também trata dificuldades alimentares! Alimentação é um aprendizado que está intimamente relacionado com os afetos, com o prazer, portanto não é um ato meramente nutricional. Quanto mais cedo acontecer a intervenção, melhor será a relação com a alimentação.
Só brinca não, mas brinca muito! A atuação do fonoaudiólogo infantil vai alinhar o conhecimento teórico-prático, com a intervenção lúdica! O brincar será a ferramenta para a abordagem fonoaudiológica em qualquer dificuldade a ser tratada. O que muda é a forma de brincar, para cada questão, para cada sujeito, um brincar diferente.