Ilustração de Micael Bastos (2020)
CARGA HORÁRIA: 384h/a
PERIODICIDADE: Mensal, sextas-feiras (noite) e sábados (manhã e tarde)
HORÁRIO: Sextas e sábados
LOCAL: On-line na Famaqui
INÍCIO DO CURSO: 20/08/2021
DURAÇÃO: 22 meses
Será necessário o envio de uma carta de intenções, justificando os motivos para a realização do curso, com identificação, e-mail e telefone; os dados deverão ser enviados para o e-mail: mfbrauner@gmail.com, até dia 27/06/2020.
Nos dias 24 e 25 de julho/2021, na FAMAQUI, serão realizadas as matrículas dos alunos interessados. Para tanto, os candidatos deverão levar os seguintes documentos:
Cópia simples da carteira de identidade e CPF;
Comprovante de residência;
Diploma de curso superior na área da saúde ou da educação (originais ou autenticados);
Preenchimento de ficha de matrícula (disponível no dia da matrícula);
Pagamento da matrícula, no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais – em dinheiro), a ser pago no dia.
O valor do curso é de R$9.600,00, que poderá ser pago à vista – no valor de R$8.520,00, ou em 22 parcelas, de R$400,00, no cartão de crédito. O contrato será assinado no dia da matrícula.
O pós-graduação em estimulação precoce e assessoria se propõe à formação interdisciplinar de profissionais da área da saúde e da educação, nas áreas da estimulação precoce e da assessoria à educação infantil. O curso será constituído por aulas teóricas e observações e intervenções práticas, sustentados por pressupostos éticos da estimulação precoce e da psicanálise freudo-lacanianas.
Capacitar profissionais para atendimentos clínicos às crianças de 0 a 3 anos de idade, com problemas em seu desenvolvimento, bem como para assessoria aos educadores de escolas infantis.
Conhecer os aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento infantil no contexto da estimulação precoce e da assessoria aos profissionais da saúde e da educação infantil, a partir do brincar constitutivo e das intervenções estruturantes nas diferentes etapas da primeira infância.
Refletir sobre os conceitos de neuroplasticidade, prevenção e intervenção na primeira infância.
Desenvolver e potencializar a capacidade criativa do profissional de estimulação precoce através de noções teóricas da psicanálise e áreas afins.
Compreender as funções do cuidar, educar e tratar, a partir do exercício das funções maternas e paternas realizadas pelos cuidadores, aos bebês sob suas responsabilidades.
1. Fundamentos em EP, Assessoria e Educação Inclusiva (6f à noite);
2. Diferentes concepções teóricas sobre o desenvolvimento infantil e as modalidades de observação e de atendimentos de bebês (sábado M e T).
3. Aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento: as 4 operações do sujeito (6f à noite e sábado M)
4. Metodologia de pesquisa I (sábado T)
5. Aspectos neurológicos e neuropsicomotores do desenvolvimento e das aprendizagens (6f à noite)
6. Constituição psíquica do sujeito: estádio do espelho e as pulsões (sábado M e T)
7. Aula prática: Observações de bebês (individual ou em duplas – horário a ser definido pelo aluno)
8. Supervisão em grupo, sobre as observações realizadas (6f à noite e sábado M)
9. Linguagem e aspectos fonoarticulatórios da fala e da alimentação no desenvolvimento das pequenas crianças (sábado T)
10. SEMINÁRIO INTEGRADOR DO MÓDULO I: Apresentação das filmagens (10/15min) de bebês em interação com os pais e/ou educadores. Fechamento do módulo e entrega de produção escrita, conforme conteúdos desenvolvidos no módulo I. Presencial - sábado e domingo.
11. Desenvolvimento psicomotor e a construção do corpo nas pequenas crianças (6f à noite)
12. Processos cognitivos na EP e na PI (sábado M e T)
13. EP, PI e Intervenções Interdisciplinares: cenas da EP e escuta aos pais (6f à noite e sábado M e T)
14. Psicopatologia, diagnóstico e medicalização na primeira infância (6f à noite)
15. Psicoses e autismos: estruturas indecididas na infância (sábado M e T)
16. Psicopatologia de bebês: uma intervenção a tempo (6f à noite)
17. Topologia: Real, Simbólico e Imaginário no desenvolvimento da primeira infância (sábado M e T)
18. Aula prática: observação de bebês com problemas em seu desenvolvimento (horário assíncrono, a ser definido pelo aluno)
19. Metodologia de pesquisa II: orientações para construção do trabalho escrito, sobre os temas desenvolvidos no MÓDULO II (6f à noite)
20. SEMINÁRIO INTEGRADOR DO MÓDULO II: Roda de conversa e supervisão – enquanto dispositivos clínicos – sobre as observações realizadas. Presencial – sábado e domingo. ENTREGA DOS TRABALHOS ESCRITOS.
21. Deficiência Intelectual na EP: avaliação e intervenção com as pequenas crianças (0-3 anos) (6f à noite e sábado M e T)
22. Deficiência visual na EP: avaliação e intervenção com as pequenas crianças (0-3 anos) (6f à noite e sábado M)
23. Deficiência Auditiva na EP: avaliação e intervenção subjetivante com as pequenas crianças (0-3 anos); bebês hospitalizados (sábado T)
24. O mundo interpessoal do bebê e a Escola Infantil (6f à noite)
25. O brincar na EP: dispositivo clínico, constitutivo e estruturante na Clínica e na Educação (sábado M e T)
26. IRDI e AP3 na pesquisa e na Educação Infantil (6f à noite e sábado M e T)
27. Intervenção supervisionada em EP e assessoria na Educação Infantil (aula prática) (horário a ser definido)
28. Arranjos discursivos na Educação Infantil e prática de assessoria interdisciplinar (o semblante do educador como operador clínico nos atos estruturantes) (6f à noite e sábado M e T)
29. SEMINÁRIO INTEGRADOR: Apresentação de filmagem (5 a 10 min – em duplas ou trios) de bebês na Educação Infantil, em interação com seus pares. Fechamento do módulo e entrega de produção escrita, conforme conteúdos desenvolvidos no módulo III. Presencial – sábado e domingo.